Assinatura RSS

Sobre a Contradição do Religioso Tolerante

Publicado em

Antes, leia: http://www.pulpitocristao.com/2010/08/biblia-atualizada-corrigida-para-mulher.html

Como pode um livro ser chamado de sagrado sem ao menos mostrar que merece a titulação? Por que alguém falou que ele merece, ele vai merecer? E quem é responsável por isso? Quem titula os livros como sagrados ou como simples livros de fim de semana?

O pior não é o livro ser chamado de sagrado, mas ser base da vida das pessoas. Como, então, um livro pode ser base para algo? Essa resposta é fácil: basta que ele comprove sua veracidade. Oras, não é difícil ler livros que são verdadeiros, que propõem teses que se embasam na realidade e não na crença. Os livros que utilizam do método científico costumam não viajar para terras imaginárias e ficam sempre ligados à realidade, isso não significa que eles estão sempre certos, mas significa que têm um método de embasamento na realidade.

Qual é a bibliografia da bíblia? Deus? Qual deus? Por que este? Quais são as evidências?

Aí entramos no que difere a maioria dos textos com método científico da bíblia: a bíblia pode ter várias interpretações, de acordo com a vontade do “irmão”, já que ela não tem ligação com a realidade, que é uma só, ela pode ser moldada de quantas formas o indivíduo quiser, pois tudo que se passa na bíblia não é encontrado de forma concreta no mundo prático. É por isso que a bíblia tem diversas interpretações. Aquelas frases forte sobre a bíblia, onde ela é retrada como o livro das diferenças, onde todos podem ser felizes juntos cantando cumbaia em torno de uma fogueira, esta imagem é falsa. A bíblia é objetivamente preconceituosa e não há espaço para outras interpretações nisso, é o modo como afeta a realidade.

E nisso, ao navegar pela internet, me deparo com uma crítica ao fundamentalismo na própria igreja evangélica, uma crítica contra uma única interpretação da bíblia. Mas não é esse o objetivo de uma crença? Ser A crença? Ou será que o autor do texto está admitindo que a bíblia é um texto sem relação direta com a realidade, e que, por isso, pode ser interpretado n maneiras?

Uma pedra é uma pedra, não importa a quantidade de droga ilícitas que eu tenha consumido, objetivamente, uma pedra será uma pedra. Mas se eu falo que uma pedra pode ser algodão, eu estou dando ao leitor a oportunidade de fazer o que ele quiser com o objeto, estou o tirando da realidade e colocando na idéia.

Nisso eu sou obrigado a falar que é de hipocrisia enorme considerar o castigo eterno para pecadores, ímpios, homossexuais, mas não ser rígido com o livro que traz todas essas condenações. Ser flexível com o que se quer ser flexível é fácil, o difícil é trazer justificativas sãs para isso. Pior é aquele que é rígido, tomemos exemplo um religioso, que acredita que homossexuais vão arder no inferno, mas quando é perguntado sobre o que ele faz a respeito disso, sua resposta é “problema dele, cada um cuida da sua vida”, em outras palavras, o religioso julga alguém, sabe a “solução” para o problema da pessoa, mas se abstém de “ajudá-la”, pois “cada um cuida da sua vida” e se acha extremamente tolerante. Será que é isso que o deus do indivíduo hipotético quer?

Ser a favor da variabilidade das interpretações da bíblia, do aumento delas contraditório comparado a ser rígido com dogmas que estão fundados na própria bíblia multiinterpretada.


Por Amanda e Vinicius

Anúncios

Sobre Vinicius

Fascista desde criancinha.

»

  1. Bom, se esse texto acima comentado, se refere ao site do pulpitocristão.com, tenho por certo que a pessoa que o comentoU não leu e não sabe direito o que se fala no site, pois o comentario acima citado, pelo que li, só tem base em sua opinião própria. Até aonde sei, para se comentar algo ou criticar algo, tem que se ter conhecimento de causa, caso o contrario o comentario fica vazio e sem lógica alguma. Você já leu esse livro Sagrado? por um acaso você sabe o que se fala Nele? Já procurou conhecer o autor do livro?
    Preste atenção no que vc´s escreveram:
    (Aquelas frases forte sobre a bíblia, onde ela é retrada como o livro das diferenças, onde todos podem ser felizes juntos cantando cumbaia em torno de uma fogueira, esta imagem é falsa. A bíblia é objetivamente preconceituosa e não há espaço para outras interpretações nisso, é o modo como afeta a realidade.)
    Da onde vc´s tiraram isso? da Biblia? Não, porque não é isso que esta escrito Nela, a partir do momento em que vc´s tiverem conhecimento de causa, postem novamente, gostaria de ler, e saber a opinião de vc´s. Caso não tenha lido, não faça das suas palavras algo banal e vazio, simplismente por uma implicação com o Livro denominado como o sagrado, procure ler e entender, se ouver algo de errado nele, cm vc´s dizem, ai sim comentem, critiquem a vontade.

    Resposta
    • O pior desse livro são as pessoas que lêem e acreditam nele…
      bíblia e igreja funcionam como refúgio paras os “fracos”….
      Um salve aos alienados cristãos….

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: