Assinatura RSS

O Debate é Machista?

Publicado em

Certa vez, participei de um debate sobre ecofeminismo, onde a representante do movimento explicava as visões e opiniões do mesmo. Ela fez uma explicação dos pontos ecofeministas de maneria retórica, utilizando da exposição dos problemas e apelando para a persuasão do correto, sem causar o embate entre as opiniões e sem rigorosidade.

Em um determinado momento, falou alo como “Nós acreditamos que essa tendência à agressividade, como nas discussões, onde é pedido uma prova para tudo, acreditamos que isso isso seja machista. Eu sinto, não preciso provar isso”, e uma pessoa no local endossou, “Essa necessidade de provar que você está certo e o outro errado, essa vontade de alimentar o ego…”.

Por Darwin, o que isso tem a ver com machismo?!

Como dizer que a agressividade e a vontade estar sempre com a razão são práticas essencialmente machistas?

A dialética e a Logica-analítica são machistas? Mas é claro, a retórica (que ela estava usando) e a poética (que aceita qualquer conceito, sem nenhuma rigorosidade) não são, certo?

Faz parte da nossa vida social e particular saber o que fazemos, comemos, bebemos, lemos, acreditamos e não-acreditamos. É de vital importância saber antes de seguir o movimento, porém, nunca iremos saber sem o discursos dialético ou lógico-analítico, quero dizer, nunca vamos saber se não colocarmos as coisas à prova.

O machismo não está no debate agressivo (chamado de agressivo pela rigorosidade, pressão pela proximidade à verdade e etc), em querer saber a verdade, estar certo e etc. O machismo está na história, onde as mulheres não podiam participar dos debates, das grandes questões, exatamente por que eram tratadas como indivíduos frágeis, delicados, sem eficiência para o debate.

Eram de um grupo doméstico, só.

Dizer que o debate agressivo é machismo, é admitir a delicadeza, fragilidade, inferioridade intelectual e destino como humano de segunda linha.

Feministas, sejam feministas.

Anúncios

Sobre Vinicius

Fascista desde criancinha.

Uma resposta »

  1. na minha opinião o mundo em que vivemos é machista , mas cada um pensa uma coisa e eu respeito isso , mas enfim acredito que seja machista sim *-*

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: