Assinatura RSS

MerdTV, Invasão de Links, Pânico na TV e Novelas

Publicado em

Todos sabemos que a Globo manipula a informação. Não precisa ser gênio pra saber disso, basta ter meio neurônio. Após as invasões de link da MerdTV essa manipulação ficou mais clara.

A última invasão que culminou num esbarrão com a repórter Monalisa Perrone, que, provavelmente a fez cair e etc, foi reproduzido pela mídia como uma agressão, como violência, como se fosse intencional ou algo do tipo. Era fácil de perceber no vídeo que o segurança empurrou um dos protestantes, que, por sua vez, empurrou a repórter. Mas a maneira como isso foi veiculado, pareceu que um holocausto havia acontecido.

A MerdTV é antiglobo e o escambau, mas eu me pergunto, invadir link é um real protesto contra a rede globo, ou acaba sendo só mais um trollada alá Pânico na TV? Eu realmente não repudio qualquer manifestação antimídia, porém, para ser antimídia, a manifestação precisa se desvencilhar das representações já criadas pela mídia. Aqui eu digo: as trollagens do Pânico na TV diminuíram a margem de protesto de grupos sérios, pois, agora, os protestos são reconhecidos como trollagem sem sentido.

É exatamente esse reconhecimento que dá aval para a acusação de violência e de baderna/vagabundagem dos manifestantes. Essa representação cômica abre espaço para o reconhecimento dos atos antimídia como sendo atos informais, sem real validade, só pra aparecer, viram somente baderna sem sentido. O mesmo acontece com o comunismo e aquela velha pergunta liberal, “O que você faz pela causa?”. Já repararam que a única resposta correta é a mais radical (do tipo: eu mato PM’s)? Porém a mais radical é aquela que vai contra as leis ou contra as regras morais e etc, sendo assim, perde sua legitimidade. No fim, não há resposta inteiramente correta para essa pergunta – o comunismo é sempre errado.

Por fim, eu sou daqueles que acha que qualquer ação baderneira é válida, desde que não seja uma representação deturpada de sua real intenção. Vale lembrar que essa deturpação é puramente ideológica, é a cristalização de uma determinada representação (como a das invasões idiotas de links feitas pelo Pânico na TV, que resultou na desconsideração de um real protesto nas invasões feitas pela MerdTV).

Essa repercussão da invasão de link só mostra como a Globo é blindada ideologicamente. Parece não haver ato que possa deter a emissora, pois há toda uma rede complexa de maneiras para manipular a informação de modo que consideraríamos a MerdTV, por exemplo, sempre errada. Essa manipulação, não necessariamente é consciente… Pode ser “natural”. A rede televisiva é um aparelho ideológico por excelência.

É a televisão (ou melhor, as emissoras de TV), que reproduzem vários traços ideológicos da democracia liberal, podemos observar isso nas novelas, com o núcleo pobre fazendo festa o tempo inteiro, representando a felicidade da vida, mesmo com todos os contras da pobreza – logo, anestesiando as classes baixas – e o núcleo rico com suas crises existências e conflitos filosóficos, elitizando o drama! Nada mais natural, já que o drama é a tentativa de refinar os gostos da burguesia ascendente, tentando aumentar seu status social em relação à nobreza decadente.

Creio que é necessário uma crítica popular à ela, quero dizer, uma ação, mesmo que seja baderneira. Não seria a baderna o resultado de um complexo de situações onde, por término, não há alternativa além da baderna, ou melhor, onde a baderna se torna expressão mais legítima da manifestação?

Anúncios

Sobre Vinicius

Fascista desde criancinha.

»

  1. O problema maior foi, na minha opinião, a contradição do cara em dizer que a atitude dele ao invadir a cena não tinha nada a ver com o Ocupa Sampa (no qual ele estava participando) mas caso precisasse tinha 40 advogados no movimento ao dispor dele. O complicado é que isso pode muito bem ser usado pra criticar quem tá lá acampando com seriedade. E essa questão das novelas aí é bem séria, mesmo. Eu não assisto mais televisão aqui em casa mas infelizmente tenho que presenciar a minha mãe achando que irá ganhar na Loteria. É foda, viu?

    Responder
    • Sim, sim, eu li isso. Algo do tipo “Não estou com eles nessa, mas saiba que eles são meus amigos.”.

      Sobre novelas, meu, eu acho que filmes comerciais, novelas, livros de ficção e etc são a expressão muito bem disfarçada da ideologia.. Sério, se quiser observar a ideologia, veja comerciais de tv, por exemplo, são fodas (só que ao contrário).

      Responder
  2. Pingback: Choro, Burka e Expressão « Cabana de Inverno – Sociedade, Ideologia, Crítica Social, Feminismo, Machismo, Socialismo, Capitalismo, Anarquismo, Vegetarianismo, Comunismo, Marxismo, Slavoj Zizek, Louis Althusser, Alienação, Ateísmo, Religi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: