Assinatura RSS

Reblog: Kerouac também é tema

Publicado em

Olá, pessoal!

Também estou escrevendo no Obvious Lounge, deem uma olhada, pois os temas serão bem diferentes daqui… Segue um trecho do primeiro, Vagabundos Iluminados, Como Kerouac Expressa a Própria Hipocrisia do Flexível:

Ray leva a conversa com Rosie na brincadeira, à princípio, e somente depois percebe a real gravidade da situação. Ele só entende o que está acontecendo quando conclui que, para ela, tudo isso é uma certeza. Uma verdade. Que é tão verdade quando o Darma é para ele e aqui vem o ponto interessante desta passagem do livro, Ray se vê na mesma posição daqueles que o rejeitam quando tenta explicar o próprio Darma. Vale dizer que aqueles que o rejeitavam se sobressaíam pela crença firme e certa, por não dar margem de acerto à Ray – “eles é que sabiam o que era certo, eu não sabia nada, era só um rapaz idiota e um tolo inútil que não entendia o significado tão sério deste mundo tão importante e tão real”.

O budista out se torna o intolerante-arrogante cidadão-médio que “sabe das coisas”. Ele ignora as paranoias de Rosie da mesma maneira superior com que ignoravam sua verdade e seu projeto de vida. É óbvio que aqui eu não defendo a visão de que há muitas verdades e de que ninguém está realmente certo, que todos tem sua verdade e é essa verdade que realmente vale alguma coisa ou que cada expressão social é uma expressão idiossincrática… O que me faz chegar até essa questão é a inversão do falso e verdadeiro, de repente, Ray está numa posição onde é totalmente legítimo se perguntar: e se quem está delirando sou eu/Se eu também estou delirando?

Sobre Vinicius

Fascista desde criancinha.

Deixe um comentário

