Assinatura RSS

Política Despolitizada, Vazio de ideais e Centro-Nada da Política Partidária

Publicado em

Há um artigo muito bom no Estadão, sobre a falta de posição clara nos partidos grandes.

Exatamente o que Zizek vem dizendo há algum tempo: a falta de posição dos partidos, marcado pela constante despolitização da política, ou seja, a constante união da direita e esquerda em um centro, que está totalmente preocupado em administrar um Estado capitalista, mas sem propostas para qualquer tipo de mudança substancial, acaba abrindo espaço para a entrada de outros partidos que conseguem fugir desse mais do mesmo e representar de alguma forma a população, no caso, os evangélicos.

Essa crescente despolarização acaba criando um embate puramente eleitoreiro, nesta luta, o único objetivo é conseguir o maior número de votos, mas como é possível conseguir o maior número de votos sem demarcar um programa sólido e consistente de políticas a serem tomadas? Sem demarcar nada e, ao mesmo tempo, demarcando tudo. Basta abrir as possibilidades ao máximo e ser flexível com a opinião pública, entretanto, para isso é necessário que não haja nenhum entrave, portanto, é necessário que o método, que a cosmovisão do partido, seja obscura, é necessário que nada atrapalhe essa flexibilidade mutante.

Nesta perspectiva vazia, os partidos com representantes evangélicos tomam vantagem por terem um base sólida, seja ela qual for (objetivo deste texto não é discutir a base sólida destes partidos e suas reivindicações). Então, num mundo tão vazio de substância, ter este núcleo de ideias sólidas é atestar algum tipo de segurança para o eleitor, que, por sua vez, poderá ou não se sentir representado, mas terá a certeza disso.

Os partidos tradicionais tentam o voto de todos, querem representar a todos, mas acabam não representando ninguém.

Anúncios

Sobre Vinicius

Fascista desde criancinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: